Já ouviu falar no PRONATEC 2018? Primeiramente este tem o nome de Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego que foi criado em 2011 pelo Governo Federal e tem como objetivo de ampliar a oferta de cursos profissionalizantes e tecnológica. Confira como você pode fazer a inscrição no Pronatec 2018. Mas talvez você procure algo diferente, como um estágio, ou qualificação profissional, você precisa então se candidatar à uma vaga de estágio do Jovem Aprendiz 2018, que oferece vagas e oportunidades para a profissionalização do jovem.

Inscrições para programas sociais

Inscrições para programas sociais

O principal objetivo do PRONATEC é expandir a oferta e acesso aos cursos profissional técnico e nível médio e cursos de formação inicial de qualificação profissional presencial e a distância; também aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores com cursos de formação inicial, continuada e qualificada profissional e também, desta forma, melhorar a qualidade do ensino superior.

Entre os cursos oferecidos pelo PRONATEC 2018 nesta área de turismo estão: agende de informações turísticas, auxiliar de cozinha, Bartender, Barista, Churrasqueiro, copeiro, ajudante de padeiro, mensageiro meio de hospedagem, recepcionista de eventos, sommelier, sushiman, entre outros. Como se vê, os cursos são desde funções mais simples, como mais requintadas para profissionalizar e ao mesmo tempo aperfeiçoar o segmento turismo no Brasil.

O PRONATEC 2018 envolve não só acesso aos cursos profissionalizantes, como também outras iniciativas que em suma beneficiam o ensino público brasileiro. Entre estas iniciativas estão: expansão da rede federal de educação que tem mais de 350 unidades em funcionamento no país e que oferecem cursos de formação inicial. Uma das principais iniciativas do PRONATEC atualmente é o chamado Programa Brasil Profissionalizado, criado principalmente para a ocasião o aniversário da parceria Pronatec Senac, mas criado previamente para ampliar a oferta e ao fortalecimento da educação que trazem principalmente iniciativas de cursos profissionalizantes para a área de turismo que terá uma grande demanda agora em 2018 em razão da copa do mundo no Brasil. Para quem quer se profissionalizar nesta área, a Pronatec oferece inclusive cursos gratuitos na área de turismo.

Entre outras iniciativas do Jovem Aprendiz 2018 para aperfeiçoar o ensino no Brasil estão: o acordo de gratuidade com os serviços nacionais de aprendizagem (O SESI, SESC, SENAI e SENAC) destinados a candidatos de baixa renda; FIES Técnico e Empresa, com o objetivo de financiar a qualificação profissional para estudantes e trabalhadores; e bolsa-formação que são oferecidos gratuitamente cursos técnicos para quem concluiu ensino médio e estudantes matriculados no ensino médio.

No site do PRONATEC é possível consultar informações sobre o sistema e os cursos gratuitos oferecidos atualmente. Os cursos do Pronatec 2018 oferecidos são divididos em áreas como os técnicos para quem concluiu o ensino médio, técnico para quem está matriculado no ensino médio e formação continuada. Também é possível pesquisar no site os cursos por municípios, entre outras formas de pesquisas e informações sobre o programa. Consulte mais sobre as inscrições 2018 do Pronatec em pronatec.mec.gov.br.