Recentemente o novo ministro da fazenda do governo federal anunciou que não quer mudar em curto prazo as regras para o salário mínimo de 2018. Isso significa na prática que o salário mínimo estará por mais tempo atrelado a inflação. Isso é muito ruim para empresários, pois a inflação é muito alta nos dias de hoje, o que significa que os aumentos salariais também precisam ser substanciais.

Aumento do salario minimo

Aumento do salario minimo – confira o que diz o novo ministro

Importância do aumento salarial

O novo ministro da fazenda também destacou que além do aumento do salário mínimo de 2018, uma das primeiras mudanças de seu mantado será para alterar a tabla do INSS para reduzir o rombo da previdência social, que somente nesse ano chegou a 70 bilhões de reais. Esse resultado negativo é marca predominante da falta de planejamento das contas da atual gestão do federal, que não tem responsabilidade o suficiente para manter suas dívidas em foco.

O valor do aumento do salário mínimo 2018 será de R$ 85,00 nesse ano, diferentemente dos R$ 77,00 no ano que tinham sido divulgados no mês de agosto. Esse aumento maior do que o que tinha sido anteriormente divulgado foi resultado do desempenho ruim da economia que vai fechar o ano com uma inflação acumulada de mais de 11% em 2015. Essa inflação é o aumento dos preços dos produtos da cesta básica nos supermercados, e precisa ser refletida nos salários dos trabalhadores, pois caso contrário, em poucos meses esses não serão mais capazes de pagar as suas contas em dia, nem de comprar a alimentação necessária.

Se você recebe um salário mínimo, ou se os seus rendimentos estejam atrelados ao valor do mínimo, como é o caso de aposentados, pode ser uma boa ideia que você possa ter o salário reajustado de acordo com a inflação, para evitar que a tabela do INSS 2018 da Previdência fique defasada no seu caso.